Livros AD1

ANÁLISE DE DECISÕES/TEORIA DA DECISÃO


Decisões Inteligentes - Autores:  John S Hammond, Ralph L. Keeney, Howard Raiffa
Sinopse: Decisões Inteligentes foi escrito para lançar uma ponte entre a forma como se tomam decisões na prática e o que os pesquisadores descobriram nos últimos 50 anos sobre como elas devem ser tomadas. Nele encontra-se a essência dessas pesquisas, combinada com a experiência e o bom senso, e a apresentamos de maneira objetiva e acessível, para seu uso no dia-a-dia. O resultado são centenas, talvez milhares, de decisões certas, que o ajudarão a alcançar seus objetivos, reduzir o desperdício de tempo e dinheiro e evitar disputas, preocupações e arrependimentos, em suma, melhorar a qualidade de vida graças ao aperfeiçoamento na tomada de decisões. Neste livro é apresentado um método claro e um conjunto de técnicas de fácil utilização para a tomada de decisões inteligentes. Nele está o que deve ser considerado na avaliação de suas opções e as etapas que devem ser cumpridas no processo de escolha. A essência de sua abordagem é dividir para conquistar: dividir uma decisão em elementos-chave; identificar os mais relevantes; utilizar o pensamento de maneira firme e sistemática; e, enfim, tomar sua decisão. Sua abordagem é incentivar a iniciativa, encorajando o leitor a buscar oportunidades para tomar decisões, em vez de esperar que os problemas se manifestem.

Processo Decisório - Autores: Bazerman, Max. H. e Moore, Dom.
Sinopse:  Esta edição examina o julgamento em uma série de contextos gerenciais, oferecendo percepções que podem ajudar o leitor a tomar melhores decisões gerenciais. A obra discute as influências motivacionais e emocionais que afetam o processo decisório; aprofunda-se na justiça e na ética envolvidas no processo decisório; integra exercícios práticos sobre decisão e exemplos que ajudarão os leitores a melhorar a qualidade de seu julgamento gerencial; oferece dicas e técnicas sobre como tomar decisões racionais durante as negociações; apresenta sete estratégias críticas para aprimorar a tomada de decisões.



Previsivelmente Irracional - Autor: Dan Ariely
Sinopse: Sabe por que é tão comum prometermos a nós mesmos que vamos fazer dieta, mas essa ideia desaparece assim que chega a sobremesa? Sabe por que nos surpreendemos comprando coisas de que não precisamos? Sabe por que continuamos com dor de cabeça depois de tomar uma aspirina de cinco centavos, mas essa mesma dor de cabeça desaparece quando a aspirina custa 50 centavos?
Ao concluir a leitura deste livro, você saberá responder a estas e a muitas outras perguntas que têm implicações na vida particular, na vida profissional e no modo como encaramos o mundo. O livro o ajudará a repensar a fundo a forma como você e as pessoas em sua volta agem. 
Por meio de uma série de experiências divertidas e surpreendentes, Dan Ariely demonstra que a nossa capacidade de raciocínio tem defeitos provocados por forças invisíveis - emoções, relatividade, expectativas, apego, normas sociais - que nos induzem a fazer escolhas "previsivelmente irracionais".

Tomada de Decisão Gerencial - Enfoque Multicritério - Autores: Luis Flávio Autran Monteiro Gomes, Carlos Francisco Simões Gomes, Adiel Teixeira de Almeida
Sinopse: Este livro é pioneiro no tratamento dos princípios e métodos analíticos do Apoio Multicritério à Decisão, técnica que permite a estruturação dos problemas decisórios e viabiliza sua análise, conduzindo à recomendação de soluções. O objetivo dos autores é tornar acessível à língua portuguesa um conjunto de conceitos que caracterizam o vasto campo da Administração e da Pesquisa Operacional, usualmente denominado em nosso idioma de Apoio Multicritério à Decisão ou, do ponto de vista essencial de suas aplicações, Tomada de Decisão Gerencial. Eles demonstram como os processos complexos de tomada de decisão podem ser facilitados quando se utiliza o enfoque multicritério.
O texto reúne conceitos e metodologias essenciais nos dias de hoje para aplicação dos processos decisórios e as técnicas qualitativas de auxílio à decisão. Entre os tópicos abordados destacam-se os Sistemas de Informação (SI), os diversos recursos existentes na Tecnologia da Informação (TI) e no Método Multicritério, a Teoria da Utilidade Multiatributo, também conhecida por Maut (Multi-Attribute Utility Theory).

Value-Focused Thinking: A path to creative decisionmaking - Autor: Ralph L. Keeney
Sinopse: O objetivo do livro é de ajudar o leitor a pensar acerca de "situações de decisão". No entanto, e este é um dos principais pontos de interesse da obra, por "situações de decisão" não se entendem apenas os momentos em que cada um se depara com a necessidade de escolher alternativas. Segundo o autor, focar em alternativas é uma forma muito limitada de pensar acerca de situações de decisão, por ser uma abordagem meramente reactiva e não proactiva. Quem desejar ter controlo mais completo sobre os seus processos de decisão, tem de influenciar as próprias situações de decisão. Deve, por isso, evitar contextos em que apenas pode escolher entra alternativas, construindo as próprias alternativas. Esta é a ideia central do livro. Faz-se a distinção entre "pensamento focado em valores", no qual se desenha um cenário ideal e trabalha-se para o alcançar, de "pensamento focado em alternativas" que é apenas escolher a melhor das alternativas previamente disponíveis.

  
Decisions with multiple objectives -  Autores:  Keeney, R. J, Raiffa, Howard 
Sinopse: Muitos dos problemas complexos enfrentados pelos tomadores de decisão envolvem múltiplos objetivos conflitantes. Este livro descreve como um tomador de decisões complexas, o qual deseja fazer uma escolha racional e responsável entre as alternativas, pode sistematicamente sondar seus verdadeiros sentimentos e realizar trade-offs entre os objetivos conflitantes. A teoria é ilustrada por muitos exemplos concretos e reais de tomada de decisões em diversos contextos. A abordagem padrão na teoria da decisão ou análise de decisões especifica um objetivo único simplificado, como por exemplo o retorno monetário a se maximizar. Através da generalização do caso de um único objetivo ao caso de múltiplos objetivos, este livro amplia consideravelmente as possibilidades de aplicabilidade da análise de decisões.