Se interessa pelo tema de coleta de resíduos eletroeletrônicos - REEE? Então confira nosso mais recente artigo!

 A logística reversa de resíduos eletroeletrônicos (REEE) passou a ser obrigatória após a sanção da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010. Assim, de acordo com o princípio da responsabilidade compartilhada, também previsto na mesma lei, a cadeia de suprimentos de EEE - Equipamentos Eletro-eletrônicos necessitou se organizar para implementar sistemas de coleta de resíduos, a fim de possibilitar seu retorno e revalorização. De acordo com a lei,  fabricantes, importadores, varejistas, atacadistas e consumidores finais são responsáveis pela gestão dos REEE. 


Acordo Setorial para implantação de Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos e seus Componentes foi assinado no dia 31/10/2019 e teve seu extrato publicado no D.O.U de 19/11/2019.A s entidades gestoras da logística reversa no Brasil são a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - Abree e a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional – Green Eletron (SINIR, 2021).

Crédito da imagem: Green Eletron (2019).


Para saber onde descartar REEE:

(Green Eletron) CLIQUE AQUI

(Abree) CLIQUE AQUI

Os autores Ciro Fernandes, Lucio C. Silva, Patricia Guarnieri e Bárbara Vieira acabam de publicar um artigo sobre sistemas de coleta de REEE, nesse artigo foi proposto um modelo de decisão considerando alguns aspectos e fases que auxiliam na coleta de informações para a tomada de decisão para subsidiar decisões políticas. O modelo é baseado em um método multicritério de apoio à decisão, chamado 'FITradeoff'.

Caso tenha interesse em ler o artigo, o acesso é open-access (gratuito) CLIQUE AQUI


Aproveite e participe da nossa pesquisa sobre REEE da linha azul: CLIQUE AQUI


Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade.

Comentários