quinta-feira, 17 de maio de 2012

GEALOGS recebe Carlos Jorge da Costa que ministrou a palestra "Logística de Serviços aplicada a grandes eventos esportivos"

Neste dia 16/05/2012 o Grupo de Estudos Avançados em Logística e SCM - GEALOGS,  teve a honra de receber Carlos Jorge da Costa, Mestre e Doutor em Ciências Militares e também aluno do Curso de Administração da UnB, o qual ministrou para os participantes do grupo, uma palestra sobre "Logística de Serviços aplicada a grandes eventos esportivos". 
Carlos Jorge da Costa atuou como Coordenador de Logística do evento: 5º Jogos Mundiais Militares do CISM, o qual é considerado o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, e reuniu cerca de 8 mil participantes, dos quais 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. Foram disputadas vinte modalidades esportivas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia. O Brasil participou com cerca de 250 atletas e esteve representado em todas as modalidades.
Na palestra Carlos Jorge da Costa ressaltou que o evento serviu como teste para o Brasil, provando que podemos sim, sediar eventos internacionais com ótima organização logística e eficiência na utilização de recursos. Também foi apresentada toda a complexidade logística envolvida em eventos deste porte, principalmente se tratando do transporte e movimentação de atletas e recursos envolvidos. O feedback do grupo não poderia ter sido melhor, o tema despertou muito interesse e todos questionaram muito o palestrante.
Um fator importantíssimo destacado na palestra foi a importância de sistemas e tecnologias de informações que integrem todas as atividades logísticas realizadas no evento, além de um sistema de apoio à decisão desenvolvido pelo Exército Brasileiro, o qual será também utilizado no evento Rio + 20, a ser sediado no Rio de Janeiro neste ano de 2012.
Além disso, é importante ressaltar que este tema é carente de publicações científicas e muito relevante, principalmente considerando-se que o Brasil sediará eventos importantíssimos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Todos os integrantes do Grupo de Estudos Avançados em Logística e SCM - GEALOGS agradecem ao palestrante Carlos Jorge da Costa pela excelente e enriquecedora palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny