Transporte: tão essencial quanto os demais processos logísticos

O transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas e 96% da condução de passageiros no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), existem no país cerca de 130 mil empresas responsáveis por uma frota de aproximadamente 1,6 milhão de veículos. São mais de 5 milhões de empregos.
Conforme dados do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o transporte representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto do Brasil. O setor também chama a atenção por faturar mais de R$ 40 bilhões e movimentar 2/3 do total de carga do país. Este cenário comprova a importância que a logística ocupa no segmento, em função do crescimento da produção e circulação de mercadorias produzidas e consumidas.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Região de Chapecó (Sitran), Valmor Zanella, o transporte é uma das etapas mais importantes da logística. Afinal, é preciso planejamento para a circulação, distribuição e armazenagem de produtos. “A ferramenta tornou-se tão importante que surgiram cursos técnicos e universitários, além de soluções tecnológicas para otimizar e profissionalizar o segmento nas empresas”, destaca.
Na percepção de Zanella, a logística permite a criação de mecanismos para entrega de produtos ao destino final no tempo mais curto possível, visando a redução de custos. Para que tudo ocorra conforme o previsto, são estudadas rotas de circulação, meios de transporte, locais de armazenagem, entre outras.
Para apresentar as novas estratégias do segmento às empresas e indústrias, é realizada bienalmente em Chapecó a Logistique - Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior, que neste ano está programada para o período de 23 a 26 de outubro. O evento está em sua terceira edição e é reconhecido como a maior feira do setor no sul do país.
O transportador Deneraci Perin que assumirá, no próximo dia 30, a presidência do Sitran, realça que a logística auxilia no avanço do desempenho e na redução dos custos, aumentando a competitividade do serviço de transporte. “Na Logistique teremos a oportunidade de conhecer novidades top de linha não somente para melhorar o processo logístico como também para diminuir os impactos ambientais”, afirmou ao destacar a nova geração de caminhões que adota tecnologias para evitar danos ao meio ambiente.
FEIRA
A Logistique 2012 conta com quatro principais grupos expositores: transporte e logística (caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
O evento é promovido pela Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran). São apoiadores a CETRANCESC, CNT, SEST SENAT, ANFIR, ABRALOG , ABTI, ACIC, ADAC, SEBRAE, SICOM, SINDIPOSTOS e Convention & Visitors Bureau. A organização é da Zoom Feiras & Eventos.
Informações também estão disponíveis do site: www.logistique.com.br

Fonte: Infologis

Comentários