CEPE define novo calendário de aulas e trancamento justificado de disciplinas

LF Barcelos/UnB Agência
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília aprovou calendário único para os próximos quatro semestres letivos. O primeiro semestre de 2012, interrompido pela greve que durou 82 dias, segue até 10 de outubro. A aprovação do período de reposição considera a retomada das atividades acadêmicas a partir do dia 20 de agosto, logo após a primeira assembleia dos professores que pôs fim à paralisação.
As datas aprovadas por 20 dos 44 conselheiros presentes foram propostas pelo decano de Ensino de Graduação, professor José Américo, no início da reunião: o 1º/2012 vai de 20 de agosto a 10 de outubro; o 2º/2012 de 22 de outubro a 8 de março; o 1º/2013 de 1º de abril a 27 de julho; e, por fim, o 2º/2013 de 19 de agosto a 20 de dezembro. “Estudamos um meio de normalizar o calendário. O cumprimento dessas datas, elaboradas pelo DEG e pela Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA), vai permitir a volta ao normal a partir de 2014”, disse Américo. A primeira semana do segundo semestre será tomada pelas atividades da Semana Universitárias. As aulas começam no dia 29.
NOVO CALENDÁRIO   

1º/2012 - 20 de agosto a 10 de outubro 
2º/2012 - 29 de outubro a 8 de março
1º/2013 - 1º de abril a 27 de julho
2º/2013 - 19 de agosto a 20 de dezembro
*recessos e feriados serão mantidos.

Novo prazo para trancamento justificado de disciplinas do 1º/2012 – 3 a 14 de setembro.

No novo calendário, estudantes, professores e servidores terão três semanas de férias entre cada semestre, até o fim de 2013. “Dessa forma, conseguiremos cumprir os 200 dias letivos por ano e o período de férias dos professores, previstos por lei”, explicou o diretor da SAA, Arnaldo Carlos Alves. Os embates no Cepe ficaram em torno das datas de início e término do primeiro semestre de 2012. Interrompido em 21 de maio pela paralisação dos professores, quando haviam sido realizadas 54% das atividades previstas, as discordâncias surgiram em relação à data do retorno das aulas.
Uma das principais preocupações em relação às datas para a reposição diz respeito à Semana Universitária 2012, que será realizada entre 22 e 26 de outubro. O professor e decano de Extensão, Oviromar Flores, destacou que as atividades acadêmicas voltam uma semana antes das aulas, no dia 22. “Não vejo problemas nas datas escolhidas. Faremos a Semana Universitária, que conta com atividades presenciais, junto com a recepção dos calouros”.
O decano de Graduação, José Américo, explicou ainda que a definição de um calendário único diz respeito a todas as esferas da universidade, como Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Ensino à Distância. “Não faz sentido desmembrar as datas. Apesar de alguns terem descumprido as orientações do sindicato durante a greve, somos parte da mesma instituição”. O professor informou ainda que, por conta da greve, o período para o trancamento justificado de disciplinas, encerrado antes da paralisação, será reaberto no período de 3 a 14 de setembro na SAA.

Fonte: UnB Agência

Comentários