Mini-curso Inovação e sustentabilidade na Logística reversa - X CNEG

Todos os minicursos ocorrem ao longo do segundo dia de atividades do X CNEG em 2014 (sábado), paralelamente às sessões de apresentações de artigos científicos.

Local: Escola de Engenharia da UFF
Endereço: Rua Passo da Pátria 156, bloco D, São Domingos, Niterói – RJ

Sobre: É possível participar de até dois minicursos, um na parte da manhã e outro na parte da tarde.

A taxa de inscrição em cada minicurso é de R$ 50,00.

Para a realizacão do minicurso é obrigatório a inscrição de ao menos 10 alunos na turma até o dia 08 de junho de 2014. Se o curso em que você se inscrever não alcançar o número mínimo de inscritos, a coordenação do CNEG entrará em contato com você indicando os minicurso confirmados para que possa optar por migrar a inscrição para algum desses, ou será procedida a devolução da taxa paga.

A inscrição em minicurso independe da participação no CNEG.

Após a realização do CNEG será disponibilizado certificado de participação para aqueles que comparecerem às aulas.

A inscrição nos minicursos também poderá ser realizada durante o evento, dependendo nesse caso de disponibilidade de vagas.

Sinopse do mini-curso: Logística reversa: conceito e evolução. Logística e meio ambiente. Sistemas informatizados e o meio ambiente. Gestão de resíduos. A Politica Nacional de Resíduos Sólidos e os Sistemas de Logística Reversa. Inovação e sustentabilidade: DfX.
Lucia Xavier

Mini-currículo da ministrante: Lúcia Helena Xavier possui graduação em Biologia - Bacharelado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa em parceria com a Universidade de Oviedo (Espanha) em Logística reversa e ambiental. Bolsista PRODOC/CAPES pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFPB em 2006. Pesquisadora Adjunta na Coordenação de Estudos Ambientais da Fundação Joaquim Nabuco (CGEA/FUNDAJ). Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco. Professora do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (2011-2012). Coordenadora do projeto FACEPE/MIT 2012 (2013-2014) sobre Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduo Eletro elétrica na Região Metropolitana do Recife.

Informações no site: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/minicursos.aspx





Comentários