Ferramentas para formatar trabalhos nas normas da ABNT automaticamente

Quer facilitar sua vida na formatação do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT? Atualmente existem dois softwares que se propõem a realizar essa tarefa.

MENTHOR.CO

A startup de Curitiba (PR) Menthor.co desenvolveu um editor de texto em ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) totalmente gratuito e on-line.
A ferramenta ajusta textos acadêmicos que tenham como referência a ABNT. De acordo com o fundador Daniel Antar, na versão disponível é possível baixar um arquivo do Word após o preenchimento dos dados. O editor completo ainda está em desenvolvimento.


O usuário irá inserir os dados que possui, e conforme for completando a referência nos campos, um Preview situado logo acima dos boxes irá se atualizar em tempo real, permitindo ao usuário a obtenção de um feedback imediato do que está ocorrendo, sem deixá-lo perdido em nenhum momento.

FAST FORMAT

Três estudantes da pós-graduação em Computação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) criaram um software que organiza textos no formato exigido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa está disponível temporariamente de forma gratuita na internet.


Em entrevista para assessoria de imprensa da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), o estudante Yguaratã Cavalcanti explicou que o FastFormat foi pensado para facilitar a vida de estudantes e professores que produzem artigos de conferência e periódicos, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. Além de Cavalcanti, Bruno Melo e Paulo Silveira passaram os últimos quatro anos desenvolvendo o software.

O programa possui um blog com tutoriais para facilitar a interação dos usuários. Lá é possível aprender a como fazer citações, escrever o resumo, entre outros. "Tivemos o cuidado de desenvolvê-lo de maneira que o usuário não se sinta preso a nossa solução. O documento produzido pelo FastFormat pode ser exportado para vários outros softwares, como Word, Open Office e LaTeX. Isso é um compromisso que assumimos desde o início", disse Cavalcanti.

Ainda em desenvolvimento, o programa deve passar a ser pago de acordo com o nível de utilização do usuário. O estudante ressalta que melhorias nas funcionalidades de revisão de textos e a possibilidade de criação de templates pelos usuários estão previstas.

Comentários