Confira o novo artigo de pesquisadores do Gealogs/UnB sobre a transição pra a economia circular em nível de países, regiões, cidades

 Confira o novo artigo publicado no Journal of Cleaner Production (JCR 11.072) por integrantes do Gealogs em parceria com pesquisadores da UFPE, UTFPR e Università di Bologna (Itália).


Nesse artigo, os autores discutem a transição pra a economia circular em nível macro (países, regiões, cidades), comparando a realidade de um país desenvolvido (Itália) e um país em desenvolvimento (Brasil).

Para isso os autores levantaram as principais estratégias que contribuem para essa transição no nível macro, e também os principais critérios/indicadores ambientais, sociais, econômicos e técnicos.

Foi aplicada um método multicritério de apoio à decisão (Electre) para gerar um ranking com as estratégias que cada país tem priorizado, analisando-as mediante os indicadores levantados. Assim, foi possível analisar se as estratégias são mais reativas ou proativas.

Para finalizar os autores discutiram os resultados à luz da Nova Teoria Institucional, para identificar quais mecanismos de isomorfismo (normativo, coercitivo, mimético) se caracterizam em cada país.



Comentários